HOME

 

PORQUE SOJA

 

NOSSA EMPRESA

 

PRODUTOS INDUSTRIAIS

 

PRODUTOS CONSUMIDOR

 

NOTICIAS ALIMENTOS

 

BIODIESEL

 

NOTICIAS BIODIESEL

 

OPINIÃO

BIODIESEL/ALIMENTOS

 

GLICERINA  

 

ÁREA DE LAZER

 

LIVRO

 

RECEITAS

 

SOBRE CRÍTICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                   

 
 
 

NOTICIAS DE ALIMENTOS

 

MAR/2008 - CHINA AUMENTA O CONSUMO DE ÓLEOS VEGETAIS EM 2007

Segundo a Agencia Chinesa de Planejamento o consumo de óleos vegetais na China passou a 23,2 milhões de toneladas em 2007 com aumento de 10% sobre o ano de 2006. O Total de óleo de soja importado por esse País em 2007 foi de 8,38 milhões de toneladas.

 

 

JAN/2008 - COMISSÕES DA CÂMARA ESTUDAM PROJETO QUE PROÍBE A PRODUÇÃO DE GORDURAS TRANS

Deverá ser analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; Indústria e Comércio;  e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir a votação em plenário, o projeto de lei que apresentou o Dep. Fernando Coruja de SC (PPS) que proíbe a fabricação e comercialização de gorduras trans para uso alimentar em todo o território brasileiro a partir de 2010.
 

 

JAN/2008 - Cientistas australianos estudam os benefícios do consumo de ômega 3 nos alimentos.

  Cientistas do Sydney Adventist Hospital e da University of New South Wales, Austrália, estão realizando estudos mais detalhados para comprovar os primeiros indícios de que o  baixo consumo de ômega 3 (presente no óleo de soja) aliado ao alto consumo de ômega 6 (presente em peixes gordurosos e alimentos industrializados) pode levar adolescentes à depressão.

 

 

OUT/2007 - INSTALADA A APROSOJA/RS

Em assembléia realizada, no município de Santo Ângelo (RS), sojicultores de diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul constituíram uma comissão provisória com função de elaborar o estatuto da nova entidade e percorrer os municípios para estruturá-la. Parabenizamos os dirigentes por esta iniciativa que irá trazer grandes benefícios para a cultura soja no Estado. A Aprosoja/RS, terá na coordenação interina,  o Sr. Pedro Reus Nardes que atuará no desenvolvimento da cultura Soja e na defesa dos direitos dos produtores rurais.

OUT/2007 – NOVO ESTUDO CONFIRMA, O CONSUMO DE PROTEINAS DE SOJA PODE DIMINUIR O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA.

Publicado no Jornal mundial de Nutrição do mês de outubro, um estudo demonstrou que o consumo freqüente de proteínas de soja aumenta a relação de estrógenos na urina e eleva para 2:16 alfa-hidrogesterona em homens com risco alto de câncer de próstata.

 

SET/2007 – EMBRAPA ELEVA O BRASIL A POTENCIA AGRÍCOLA MUNDIAL

Segundo o prestigioso jornalista Colin Powell, do Jornal New York Times, o Brasil passou a superpotência agrícola mundial graças aos desenvolvimento e pesquisas levadas a cabo pela Embrapa. Confirmação para leigos, os que trabalham na área do agronegócio já sabiam, em quanto isso, as verbas do governo para esta entidade foram limitadas neste ano.  

 

 

AGOSTO/2007 - GENISTEÍNA AJUDA NO REFORÇO DE ESTRUTURA ÓSSEA HUMANA

De acordo com estudo científico realizado na Itália durante 2 anos, o consumo regular de genisteína, isoflavona primária presente na soja, pode deter a perda óssea em mulheres na pós menopausa como poderá inverter o processo, estes resultados foram publicados no Annals of Internal Medicine.

 

 

AGOSTO/2007 - AGRICULTURA ORGÂNICA x AGRICULTURA CONVENCIONAL

Estudo realizado e publicado pela Universidade de Michigan demonstra que a agricultura orgânica em países

industrializados pode obter resultados comparáveis à agricultura convencional,  e no caso dos países menos

industrializados poderá triplicar a produtividade conseguida atualmente

 

 

JULHO/2007 - CONSUMO DE BEBIDAS DE SOJA DUPLICA NOS ÚLTIMOS 4 ANOS

De acordo com pesquisa de consultores internacionais europeus, o consumo de bebidas de soja aumentou em pouco

mais do dobro no mundo com ênfase maior nos mercados de Europa, América do Sul, USA e Japão.

 

 

JULHO/2007 - NEGÓCIO FECHADO

SOLAE acaba de adquirir a marca Prolisse (de propriedade da Cargill) de isolados e compostos de soja, própria para bebidas e alimentos funcionais, com o objetivo de ampliar seu mix de produtos nesta área. O mercado de isolados tem um mercado global estimado em U$S 1 bilhão por ano, com o que a Solae ficaria com algo em torno de 35% do mercado mundial.

 

 

JULHO/2007 - FAO ADVERTE, PREÇOS DE ALIMENTOS AUMENTAM POR CAUSA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Segundo o relatório da FAO (OECD-FAO) de 04/07/2007 a crescente demanda por biocombustíveis vem modificando consideravelmente os mercados agrícolas e elevando os preços dos alimentos.

Considera também, em outro estudo (de 17/07/2007), que pelo crescimento de lavouras produtoras no mundo em apenas 1%, bem inferior ao aumento da população mundial, o déficit de oferta de alimentos será maior em 2008.

 

 

JULHO/2007 - A COCA COLA COMEÇA A SE RENDER À SOJA

No ato de lançamento da pedra fundamental do centro administrativo que construirá em Shangai (China) a Coca Cola

anunciou que deverá constar entre seus lançamentos neste País, para o ano de 2008, uma linha de leites de soja.

 

 

JULHO/2007 - Primeira indústria de biodiesel a pedir falência, a Soyminas, será arrendada.

A planta de biodiesel, Soyminas, com sede em Cássia (MG), com capacidade de produção de 12 milhões de  litros/ano, depois de uma rápida abertura de processo de falência será arrendada pela Brasbiofuel que já conta com  outras 5 indústrias no Brasil.

 

JULHO/2007 - LANÇADA REVISTA ESPECÍFICA PARA NUTRACÉUTICOS COM ÊNFASE NA  SOJA NOS EEUU

A New Hope Natural Midia, editora de revistas de alimentos funcionais, comunicou ao mercado americano o lançamento em

setembro de uma nova publicação mensal, com direcionamento direto a ingredientes de alimentos funcionais onde pretende

apresentar novidades, novos lançamentos e pesquisas desenvolvidas em matérias primas, com ênfase na soja pelo

crescente aumento de consumo deste seguimento no mercado mundial.

 

 

JUNHO/07 - GENISTEÍNA AJUDA NA MELHORA DE MASSA ÓSSEA EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA

Estudo realizado na Itália foram comparadas mulheres em pós menopausa com inicio de processo de perda de massa óssea (osteopenia), que separadas em dois grupos, sendo um, com ingestão diária de um complexo suplementar com cálcio, vitamina D e genisteína (equivalente a 4 copos diários de leite de soja), ao outro grupo foi administrado placebo, a duração do estudo foi de mais de 2 anos continuados.

O resultado confirmou que a ingestão diária de genisteína (preponderante na isoflavona de soja) pára o

processo de perda óssea, assim como poderia colaborar na recuperação de massa.

 

 

ABRIL/2007 - EQUILIBRIO NO CONSUMO DE ÁCIDOS GRAXOS

Estudos da Universidade de Ohio, demonstrou que dietas ricas em ácidos graxos Ômega 3 administradas, principalmente, em

pessoas que cuidam de pacientes com Alzheimer (sujeitas a stress extremo) tiveram diminuição considerável do nível de ansiedade e

depressão. Nesse mesmo estudo considerou-se que o balanço de ácidos graxos ômega 3 e 6 deve ter uma relação de consumo

mais equilibrada chegando à sugestão de proporção o mais aproximada de 4:1 (ômega 3 vs. 6),

oposto ao que se verifica nos níveis consumidos pelo povo americano na sua dieta alimentar.

 

 

MAR/2007 -PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA AJUDA COM CONFIRMADA EFICÁCIA EM PROGRAMA

DE RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL DO GOVERNO DA GUATEMALA CONJUNTO COM ONG

( World Initiative for Soy in Human Health (WISHH))

Conforme boletim do Governo daquele País a introdução de Proteína texturizada de Soja, aportada pela ONG WISHH, na alimentação

em populações em extrema pobreza, conseguiu reverter o largo percentual de crianças com desnutrição avançada.

 

 

FEV/2007 - NOVA PATENTE DE GORDURAS MICROSATURADAS

Empresa americana anunciou no início do mês que está patenteando uma fórmula de microsaturação de gorduras hidrogenadas como forma de eliminar as Trans e produzir um novo produto mais saudável para a a cozinha.

 

 

Jan/2007 - Sucesso na comercialização de Soy Flakes

Segundo confirmação do fabricante, em 08/01/2007 será entregue o primeiro embarque de

Soy Flakes americano para o mercado canadense. O costume de consumir cereais no café da manhã tão arraigado no mercado

americano determinou o lançamento do produto com soja, (mantém as características nutricionais do grão), e vem ganhando mercado nos EEUU.

 

 

02/01/2007 - Starbucks anuncia eliminação de gorduras trans nos biscoitos e bolachas das suas lojas

A gigante rede de cafeterías americanas acaba de anunciar que substituirá em todos os itens do seu cardápio as gorduras trans

a partir do dia 03 de janeiro de 2007. Com isso cada vez mais são as empresas que vem aderindo à procura de elaboração de alimentos mais saudáveis.